segunda-feira, 4 de março de 2013

Filmes: Especial favoritos do Oscar-->> Os Miseráveis





Sobre a Ocasião: Ô Jizuis to com um monte de filmes atrasados para postar. Acontece que eu andei meio obcecada em assistir todas as principais produções indicadas ao Oscar e obviamente ainda não consegui ver tudo foi acumulando... Mas enfim!
Esse filme foi um dos meus dois favoritos e eu assisti em duas ocasiões... Sim! Fui ao cinema e paguei duas vezes com sorriso no rosto e toda boa vontade do mundo... Cara fazia muito tempo que isso não acontecia! Sei lá acho que desde algum Harry Potter aí, hahaha...
Aliás esse filme realmente conseguiu arrancar outra coisa praticamente impossível de mim: Lágrimas! Ok, não foram muitas e não solucei nem nada, mas já é muito para alguém como eu! Eu quase nunca me emociono a esse ponto, porque quando eu assisto alguma produção, eu vejo tudo com um olhar bastante crítico e racional...  E olha que eu assisto muuuito filme hein?! A última vez que eu me lembro de isso ter acontecido foi assistindo o Littlefoot em "Em Busca do Vale Encantado" kkk... E eu devia ter uns 6 anos, juro!
Nem consigo enumerar as razões pelas quais eu quis assistir à esta produção, mas vamos às principais: elenco de peso, direção respeitável, adaptação de um clássico e eu já tinha assistido uma versão desse filme que tinha gostado bastante.

Sobre o Filme: Nem sei como elogiar uma produção dessas sem ser piegas ou redundante.
Gente! Que coisa mais maravilhosa, que trabalho minucioso, sensacional e de bom gosto. É artisticamente delicado e intenso ao mesmo tempo. É uma mistura de sentimentos despertados que se completam, se encaixam e se explicam em cada cena. Faz rir, chorar, questionar, torcer, temer, se revoltar, perdoar, sentir pena e inúmeras outras sensações que se espremem nessas maravilhosamente trabalhadas quase três horas de cenas.
A produção é uma adaptação de um musical que se baseia em uma das obras mais famosas de Victor Hugo. E retrata no ápice da Revolução Francesa do século XIX, a história de Jean Valjean um homem que passou muitos anos preso por roubar um punhado de pão, e por conta disso leva uma vida de perseguição tentando se redimir e recomeçar. Muitas pessoas e situações inesperadas cruzam seu caminho, cada qual deixando marcas e lições que aos poucos vão remoldando o caráter e os destinos de Jean Valjean.
Conseguiram com certeza unir a essência mais bela de um musical com o melhor da tecnologia cinematográfica. Se você não gosta de musicais, dê uma chance a esse! É um bom começo para mudar de opinião.

A fotografia grandiosa, a ambientação e cenários de época ficaram perfeitos, os figurinos estão caprichadíssimos. A primeira cena é tão impactante, e de uma carga emocional incalculável. O filme já me ganhou à partir daí. A maquiagem então... Não foi à toa que levou o Oscar. Tem momentos no filme em que os atores ficam irreconhecíveis.
Trilha sonora nem sei o que dizer... Foi tudo gravado em cena, ao vivo, sem playback. Músicas maravilhosas, de uma qualidade e cuidado que estão em falta atualmente. Traduziram poética e melodiosamente cada emoção, cada momento!
A direção foi muito competente e esmerada, inclusive lamentei no post anterior por  não ter concorrido nessa categoria.
Agora, as atuações... Ah, que deleite, essas sim me surpreenderam positivamente! Todo mundo deu show!
Eu sempre gostei do    mas para mim ele ainda era meio que um cara preso no corpo do Wolverine, rs... E não que eu duvidasse do potencial dele, mas eu jamais pensaria em coloca-lo num papel como esse. Eu nem sabia que ele cantava! No entanto me enganei feio, ele encarnou o personagem da forma mais expressiva e bela que alguém poderia fazer.
 teve uma participação de coadjuvante, porém fundamental e também ganhou ainda mais meu respeito. Me acostumei a vê-la em produções mais mornas e sem muitas exigências artísticas, porém dessa vez ela teve a chance de mostrar a que veio e fez bonito. Convincente, emocionante e cantou muito!
 é minha atriz favorita. O que dizer? Espetacular, inesperada e bizarra (no bom sentido) como sempre!
. Sim! O Borat... Confesso que não curtia muito a "irreverência" do Borat, mas como foi bom poder vê-lo num filme de verdade, rs... Divertidíssimo e irreconhecível!
 Estava ótimo. Cantava um pouco menos que os demais, mas independente de qualquer coisa agarrou Javert, seu personagem com unhas e dentes e transmitiu fielmente a melancolia e desespero que lhe eram próprias.
. Cantou com a voz de um anjo, fez uma interpretação doce e apaixonada! Ja gostava das atuações dela, mas não sabia que cantava tanto.
Bom, essas foram as principais e mais conhecidas participações, mas eu gostaria de parabenizar também o restante do elenco, pois existem muitas cenas no filme em que aparecem incontáveis pessoas cantando e atuando. São figurantes ou coadjuvantes, mas também são artistas excepcionais e foram tão essenciais quanto os protagonistas para tornar esse trabalho tão lindo. Não tenho como mencionar cada um, mas deixo registrada minha admiração e agradecimento por me presentearem com essa obra de arte.






Nenhum comentário: